Arquivo

Grupos de Carnaval saem à rua na Nazaré a 7 de Fevereiro

Os "Bicicletas" são um dos grupos mais antigos de foliões da Nazaré. Constituído por homens, de várias faixas etárias, percorrem as ruas da Nazaré em bicicleta, ao jeito do verdadeiro carnaval trapalhão.

As "Trotinetas", um grupo exclusivamente constituído por mulheres, são uma de versão feminina dos "Bicicletas", e o grupo caracteriza-se, desde a sua origem, por apresentar um tema diferente todos os anos.

Já as “Alberquêras”, surgidas em 2012, caracterizam-se pelo uso do fato tradicional da Nazaré.
 
Cumprindo a tradição de aparecer nas ruas em grupo, também os "Penantes da Sakanagem" se juntam a esta festa, que antecede a dos desfiles, com a sua boa disposição, assim como as “Tenantas”, grupo constituído apenas por mulheres, e que surgiu, pela primeira vez, em 2014.

A concentração dos grupos, nos seus pontos de encontro escolhidos (todos junto à marginal), tem lugar logo pela manhã.

Este é um dia inteiro dedicado ao convívio, em que se come, bebe e se desfilam as fantasias escolhidas por cada um dos cinco grupos pela marginal.

À tarde, os “Penantes da Sakanagem” realizam a sua habitual matiné, que terá lugar no Salão do Mar Alto.
 
À noite, no Casino, realiza-se o tradicional baile de máscaras, para a eleição da melhor máscara infantil, e onde alguns dos grupos que fizeram a Festa de rua do Sábado Magro irão desfilar: Alberquêras; Trotinetas e Tenantas, assim como alguns dos elementos dos Bicicletas e Penantes da Sacanagem.
 
Mais informação do Carnaval da Nazaré em:
http://www.carnavaldanazare.com/