Cultura

Homenagem a antiga diretora do Externato D. Fuas

Estão a decorrer as obras para a instalação do busto de Maria Manuel Laborinho Confraria, antiga diretora do Externato D. Fuas Roupinho, da Nazaré, que ficará ao lado do do fundador da Escola, Fernando Soares, num espaço ajardinado, de frente para a escola, junto da EN 242.

A estátua é um trabalho do escultor António Vidigal, autor de uma vasta obra pública. Desde os anos sessenta que tem exposto escultura e desenho, tanto individual como coletivamente. Tem Monumentos e outras esculturas em locais públicos, em Portugal e Angola. Está representado em Museus, coleções institucionais e particulares, em Portugal e em outros países. Nas Caldas da Rainha (1975-2000), esteve na origem da Bienal de Escultura, do Simpósio de Escultura em Pedra e da E.S.A.D., de que foi presidente da primeira Comissão Instaladora.

A homenagem à antiga diretora do estabelecimento de ensino é uma iniciativa da Câmara Municipal. Foi anunciada durante uma sessão de descerramento da placa comemorativa do “Encontro de Gerações”, onde estiveram reunidos os antigos e atuais alunos, professores e funcionários daquela escola.

Estima-se que a inauguração deste busto de homenagem, e do espaço de lazer em seu redor, que será melhorado, através do embelezamento e instalação de mais mobiliário, possa acontecer em breve.