Política

Homenagem da Câmara aos fundadores do Externato D. Fuas

oi inaugurado no passado sábado, 25 de novembro, o busto de Maria Manuela Laborinho Confraria, uma homenagem da Câmara Municipal aos fundadores do Externato D. Fuas Roupinho.

A homenagem à ex-diretora do Externato D. Fuas Roupinho, e ao seu fundador, Dr. Fernando Soares, deu origem a um novo espaço de lazer em frente à escola, junto da EN 242, “sem obstáculos na interação com a escola”, disse Manuel Sequeira, vereador da Educação na Câmara da Nazaré.

“São os nossos ministros da Educação, responsáveis, durante décadas, pela formação escolar de muitos nazarenos”, disse ainda o responsável pela pasta do ensino na Autarquia.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, destacou o “importante papel” dos fundadores do Externato na formação de centenas de nazarenos e continuação de estudos.

“É uma homenagem aos que muito fizeram pela Nazaré, onde deixaram um marco enorme”.

Rui Soares, filho da homenageada, agradeceu o reconhecimento público a “uma mulher que esteve muito à frente no seu tempo. Uma mulher excecional”, e que decidiu, juntamente com o marido, Fernando Soares, abrir uma escola, numa vila piscatória, depois de ter concluído a sua licenciatura.

“Deram a possibilidade a muitos jovens de se instruírem”.

A estátua é um trabalho de António Vidigal, e resulta da consulta de algumas fotografias antigas da ex-diretora.

António Vidigal é autor de uma vasta obra pública. Desde os anos sessenta que tem exposto escultura e desenho, tanto individual como coletivamente. Tem Monumentos e outras esculturas em locais públicos, em Portugal e Angola. Está representado em Museus, coleções institucionais e particulares, em Portugal e em outros países. Nas Caldas da Rainha (1975-2000), esteve na origem da Bienal de Escultura, do Simpósio de Escultura em Pedra e da E.S.A.D., de que foi presidente da primeira Comissão Instaladora.