Cultura

Hugo Makarov expõe na Galeria Municipal Paul Girol

Está patente na Galeria Municipal da Nazaré Paul Girol, até dia 24 de junho, uma mostra de Sketchbooks Hugo Makarov, intitulada “Quem vai ao mar, não perde o lugar”

O autor começou por estudar História e esperava vir, um dia, a desenhar achados arqueológicos, o que não se concretizou.

Hugo Makarov, de 37 anos, é ilustrador e tatuador. Criou a boneca Popota, para o Continente; ilustrou as audiências do processo Casa Pia para a Lusa, uma edição de O Principezinho, com anotações de José Luís Peixoto, e o livro Papa Quilómetros, do chefe de cozinha Ljubomir Stanisic. Pelo meio, enfeitou, com Mário Belém, a Pensão Amor, no Cais do Sodré, com “senhoritas fogosas” e integrou a equipa portuguesa de graffiters que andou a disputar paredes pela Europa, no encontro Secret Wars, trazendo de lá um honroso terceiro lugar.

Makarov, uma pistola russa, foi a designação escolhida para alcunha, por gostar da sonoridade da palavra.

A tatuagem “é um bichinho” e não demorou muito até integrar a equipa da Bang Bang Tattoo, em Sintra, onde está há oito anos. “Foi aí, com mais tempo, que defini o meu trabalho”, diz.

Animais ferozes com corpos de homem, demónios, figuras femininas são alguns dos desenhos que tatua na pele.

"Nascido em Lisboa, entre livros de BD e cinema, rapidamente percebeu que era a desenhar que ia ser a sua vida.

Depois da faculdade começou a trabalhar numa loja de tatuagens em Lisboa enquanto fazia alguns trabalhos de ilustração para publicidade, e desde sempre se lembra de ter blocos e cadernos para desenhar.

Com o tempo foi participando em projetos cada vez mais diferentes e ligados a vários meios, da ilustração para crianças e até moda."

Entrada Livre.

Horário da Galeria
De 2ª a 6ª: 9h30-13h00 e 14h00-18h00
Sábado: 15h00-18h00
Encerra aos domingos