Está patente na Galeria Municipal da Nazaré Paul Girol, até dia 24 de junho, uma mostra de Sketchbooks Hugo Makarov, intitulada “Quem vai ao mar, não perde o lugar”
O autor começou por estudar História e esperava vir, um dia, a desenhar achados arqueológicos, o que não se concretizou.
Hugo Makarov, de 37 anos, é ilustrador e tatuador. Criou a boneca Popota, para o Continente; ilustrou as audiências do processo Casa Pia para a Lusa, uma edição de O Principezinho, com anotações de José Luís Peixoto, e o livro Papa Quilómetros, do chefe de cozinha Ljubomir Stanisic. Pelo meio, enfeitou, com Mário Belém, a Pensão Amor, no Cais do Sodré, com “senhoritas fogosas” e integrou a equipa portuguesa de graffiters que andou a disputar paredes pela Europa, no encontro Secret Wars, trazendo de lá um honroso terceiro lugar.
Makarov, uma pistola russa, foi a designação escolhida para alcunha, por gostar da sonoridade da palavra.
A tatuagem “é um bichinho” e não demorou muito até integrar a equipa da Bang Bang Tattoo, em Sintra, onde está há oito anos. “Foi aí, com mais tempo, que defini o meu trabalho”, diz.
Animais ferozes com corpos de homem, demónios, figuras femininas são alguns dos desenhos que tatua na pele.
"Nascido em Lisboa, entre livros de BD e cinema, rapidamente percebeu que era a desenhar que ia ser a sua vida.
Depois da faculdade começou a trabalhar numa loja de tatuagens em Lisboa enquanto fazia alguns trabalhos de ilustração para publicidade, e desde sempre se lembra de ter blocos e cadernos para desenhar.
Com o tempo foi participando em projetos cada vez mais diferentes e ligados a vários meios, da ilustração para crianças e até moda."
Entrada Livre.
Horário da Galeria
De 2ª a 6ª: 9h30-13h00 e 14h00-18h00
Sábado: 15h00-18h00
Encerra aos domingos