III Exposição de Colectiva de Fotografia da Nazaré

Mais de três dezenas de trabalhos concorrem, este ano, à III Exposição Colectiva de Fotografia da Nazaré – Prémio Álvaro Laborinho, que estará patente no Centro Cultural da Nazaré até 23 de Julho.
Promovido pela Câmara Municipal da Nazaré, com a colaboração do Centro Português de Fotografia e do Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, o Prémio Álvaro Laborinho é dirigido a fotógrafos profissionais ou amadores, nacionais e estrangeiros que residam em Portugal ou que tenham nascido nas localidades com que a Nazaré tem acordo de geminação.
Os trabalhos concorrentes serão avaliados por um júri constituído por dois representantes do Centro Português de Fotografia e um representante da Câmara Municipal da Nazaré. O vencedor receberá um prémio pecuniário de mil euros. A cerimónia de entrega de prémios decorrerá a 16 de Julho.
Relembrar e recuperar a atracção que a Nazaré exerceu, durante décadas, sobre artistas plásticos, e nomeadamente fotógrafos, de dimensão mundial (como Cartier-Bresson e Stanley Kubrick, entre muitos outros) é um dos principais objectivos desta iniciativa, que recebe o seu nome de Álvaro Laborinho, fotógrafo amador natural da Nazaré e que captou, em milhares de imagens, a paisagem, a alma e as gentes da vila piscatória da 1ª metade do século XX.