Cultura

“Improviso” em exposição na Galeria Municipal Paul Girol

“Improviso” é o título da exposição da autoria de Joaquim Pesqueira Henriques que a Galeria Municipal Paul Girol apresenta ao público até 23 de maio.

Trata-se de uma exposição fotográfica acerca do Festival de Jazz de Valado dos Frades, evento que é organizado, há várias edições, pela BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio.

De acordo com o autor, a mostra apresenta uma "visão pessoal que teve como principal preocupação entrar no mundo do músico, no momento em que este está a improvisar"

O autor é natural de Pataias, onde nasceu em 1962. Com o curso da ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação Aplicada, na Área de Fotografia Geral. Conta no seu curriculum com várias participações em iniciativas concelhias, exposições coletivas, distinguido com prémios, menção honrosa e viu já alguns dos seus trabalhos publicados em revistas de âmbito nacional, nomeadamente na Revista de Campismo revista “Foto”, na rúbrica “Exponha-se”, no Jornal Região de Leiria, na secção “Humores” do Jornal de Leiria e ainda no Correio da Manhã. Em julho de 2005, foi publicada no Jornal Expresso, na Revista Atual, uma fotografia sobre a peça “Ópera do Judeu”. Em abril de 2010, foram publicadas na Revista DP – Arte Fotográfica, duas fotos na secção Galeria dos Leitores.

Teve trabalhos seus integrados nos cenários da peça “PreTextos Teatrais” do te-ato (Grupo de Teatro de Leiria). Em outubro de 1999, foram inseridas algumas fotografias no Programa “Marionetas na
Cidade”, realizado em Alcobaça. Um seu trabalho foi publicado numa brochura alemã editada por ocasião do festival Europeu de Marionetas – “Europaisches Puppentheater Festival” e foram publicadas várias fotografias nos programas das 7ª e 8ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora, assim como no Programa de Actividade do teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

Em 2005 trabalhou junto aos elementos do Teatro e Bonecos S.A. Marionetas, de Alcobaça, quando da apresentação da peça “A Culpa foi da Inês”, realizando a fotografia do cartaz assim como outras que foram publicadas em jornais e revistas nacionais.

Nesse mesmo ano faz o trabalho fotográfico da capa do CD de Raúl Duarte. Ainda no capítulo de edição, em 2007 J. Pesqueira faz todo o trabalho fotográfico para o CD do Grupo Audible Architecture, “Soul Talk”.

Já em 2006, é editado um livro sobre a peça atrás mencionada (“A Culpa foi da Inês”) com fotografias da autoria de J. Pesqueira. A última distinção que lhe foi feita foi pela Fotodigital, em maio/2066, com a nomeação de Foto do Mês.

Em abril de 2010, integra o Livro “Sensibilidades 25”, editado pelo CEPAE.