Ambiente

Iniciativa “Mar Limpo” alerta para o lixo nos oceanos

O programa “Bandeira Azul” da Praia da Nazaré realizará, na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, às 10h30, mais uma ação “Mar Limpo”, destinada a sensibilizar a população para a elevada poluição dos oceanos.

A iniciativa irá levar os participantes de barco a algumas áreas do Porto da Nazaré (se as condições de mar permitirem, poderão sair do Porto) para que visualizem as consequências da má ação humana com o ambiente, ao não depositarem o lixo nos sítios apropriados. 

Todos os anos são recolhidos, nestas ações, vários objetos em plástico e metal que vão parar ao mar por ação dos agentes ambientais, mas por responsabilidade do Homem, que não deposita os resíduos nos contentores destinados a esse fim e que causam a poluição.

O Secretário Geral das Nações Unidas alertou recentemente para a gravidade da situação, ao afirmar que até 2050 os nossos oceanos terão mais plástico do que peixes.

Os impactos ambientais, sociais e económicos dos plásticos no meio ambiente são bem conhecidos, e embora a consciência sobre os seus efeitos para a espécie esteja a aumentar, a missão destas ações do Município da Nazaré (Praia +Acessível 2018, Bandeira Azul e Praia de Ouro) é formar sensibilidades, informando sobre os diferentes ecossistemas e as ameaças a que estes estão sujeitos.

Mar Limpo
23/8 às 10H30
Inscrição gratuita, mas obrigatória: Biblioteca de Praia
Colaboração: Clube Naval da Nazaré