Educação

Iniciativa “Quero ir a pé para a escola” tem novas datas

A iniciativa “Quero ir a pé para a escola” com os alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar da Nazaré irá decorrer durante o mês de maio. Destina-se a criar novos hábitos às crianças nesta faixa etária.

Caminhar é um dos melhores exercícios para combater a obesidade infantil: aumenta a resistência, a agilidade, melhora a saúde cardiovascular e a capacidade pulmonar. Para além de proporcionar o contacto com o ar livre, melhora o estado de ânimo, o rendimento escolar das crianças, favorece a concentração, melhora a capacidade de aprendizagem e estimula a imaginação.

Programação das caminhadas:

26/04: Centro Escolar da Nazaré (Percurso: Pavilhão Municipal da Nazaré, CEN)
02/05: Quinta Nova (Percurso: Largo de S. João, Casais de Baixo, EB Quinta Nova)
03/05: Raposos (Percurso: Rua de Sto Isidro, EB Raposos)
09/05: JI Bairro dos Pescadores (Percurso: Edifício Onda, Marginal, JI Bairro dos Pescadores)
15/05: Valado dos Frades (Percurso: Centro de Saúde, Centro Escolar Valado dos Frades)
16/05: Famalicão (Percurso: CREN – Centro Recreativo Estrela do Norte, EB Famalicão)
30/05: Centro Escolar de Valado dos Frades (Percurso: Centro de Saúde, CEVF)
31/05: Centro Escolar da Nazaré (Percurso: Pavilhão Municipal, CEN)

A ação destina-se aos alunos do pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e comunidade educativa, e tem como objetivos levar as crianças a fazerem o trajeto de casa para a escola a pé, acompanhadas por uma equipa, e por percursos pré-definidos e em segurança. 

Integrado no movimento mundial “iwalk”, o projeto promove a caminhada em detrimento do transporte privado, promovendo, assim, o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais, a autonomia individual da criança no espaço público e a atividade física como aliada no combate à obesidade. 

A iniciativa “Quero ir a pé para a escola” irá funcionar como programa-piloto no atual ano letivo, uma vez por semana, com partida dos participantes a partir de quatro pontos de encontro definidos pelo Gabinete de Educação da Câmara Municipal.