Educação

Inscrição obrigatória para acesso a manuais escolares gratuitos

Os encarregados de educação já podem efetuar o seu registo na plataforma www.manuaisescolares.pt para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares. 

Os manuais escolares serão gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) e do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) do ensino público no ano letivo 2018/2019, desde que estejam inscritos. A medida não abrange os Cadernos de Atividades, cujo investimento terá que ser feito pelos encarregados de educação.

Para as famílias sem acesso à internet, o encarregado de educação deverá dirigir-se à escola onde está matriculado o educando e solicitar os vouchers em papel.

A não inscrição na plataforma, e  a não procura dos Serviços Administrativos da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio para o pedido de manuais escolares, implicará a perda do direito aos manuais escolares gratuitos.

Plataforma www.manuaisescolares.pt

Para solicitar os manuais na plataforma, será necessário o número contribuinte bem como os dados de acessos ao Portal das Finanças, para se proceder à validação do pedido. 

Os utilizadores terão acesso aos dados escolares dos respetivos educandos, aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes (lista de livrarias aderentes disponível na plataforma, sendo o voucher válido em todas as aderentes, independentemente da sua área de residência), onde poderão ser feitos os levantamentos. A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formato digital.

Todos os alunos do ensino público estarão inscritos na plataforma. Se se verificar a ausência de um nome na lista, deverá ser contactada a escola do aluno.

Os manuais escolares têm de ser devolvidos às escolas no final do ano letivo. Devem ser entregues em bom estado, decorrente da normal utilização.