Atualidade

Instituto Hidrográfico com Centro Interpretativo no Forte de S. Miguel Arcanjo

É inaugurada, no sábado, dia 30, a sala do Instituto Hidrográfico (IH) no Forte São Miguel, às 11h30. A sessão contará com a presença do Diretor-geral do IH, Contra-Almirante José Luís Branco Seabra de Melo, e do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro.

Um centro interpretativo do canhão da Nazaré; uma maquete do canhão da Nazaré; imagens e informação sobre o submarino alemão U-963, afundado ao largo da Nazaré, no final da 2ª guerra mundial, compõem esta sala, a ser inaugurada.

O anúncio da abertura de espaço tinha sido feito em novembro do ano passado, pelo Presidente da Câmara, Walter Chicharro, no decurso do Workshop “A Onda Gigante e o Canhão da Nazaré”, que decorreu naquele monumento. A aposta nos equipamentos e a continuidade da boa cooperação entre instituições foram referidas como bases para a instalação do Instituto Hidrográfico no Forte.

O Forte de S. Miguel Arcanjo é um monumento de estilo maneirista, cuja construção teve início ainda durante o reinado de D. Sebastião, em 1577. No início do século XX, já sem função militar, depois dos pescadores terem feito sentir ao governo a necessidade de um farolim e de uma casa para o faroleiro, para apoio da atividade piscatória, começa ali a funcionar uma luz de porto, no inverno de 1903.