Atualidade

Literacia do Oceano no 1º ciclo do Ensino Básico do concelho da Nazaré

Os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Nazaré vão ter uma nova área de formação curricular já partir deste ano letivo, relacionada com a educação pelo ambiente e pelos oceanos.
 
O mar e o canhão submarino da Nazaré, um dos maiores vales submarinos da Europa, responsável pela geração das conhecidas Ondas Gigantes da Praia do Norte, uma atração para o surf a nível mundial, têm grande importância para o Município, que vê neste programa mais uma oportunidade de formação e sensibilização para a preservação e desenvolvimento das suas condições naturais.
 
O programa “Educar para uma Geração Azul -Estratégias para integrar a literacia do oceano na educação para a cidadania e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular” começou a ser desenvolvido em algumas escolas do país, e depois da formação de professore, as escolas do ensino básico do 1º ciclo o ensino básico da Nazaré estão prontas a falar deste projeto pioneiro, lançado pela Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa e a Direção-Geral da Educação.
 
O programa tem como finalidade sensibilizar as próximas gerações para a necessidade de sustentabilidade e com a conservação do oceano, através do alerta para os impactos negativos da exploração dos recursos marinhos e das alterações climáticas nos oceanos.
 
Nesse sentido, serão trabalhadas oito áreas do conhecimento sobre o oceano, tais como a literatura, ecologia, direito, estratégia, economia, história, física e química, nas disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio.