Atualidade

A Maior Onda do Mundo é da Nazaré

A maior onda do mundo continua a ser da Nazaré. O alemão Sebastian Steudtner ganhou o prémio  “Biggest Wave Award”, com a onda que surfou na Praia do Norte, da Nazaré, a 11 de dezembro de 2014. A esta categoria concorria, também, o único português nomeado, Hugo Vau, que faz parte da equipa North Canyon Project.

No total, duas ondas da Praia do Norte, na Nazaré, venceram em duas categorias dos XXL Big Wave Awards, os prémios da WSL que homenageiam os melhores desempenhos do ano de big riders.

O francês Benjamin Sanchis venceu o “Wipeout of the Year”, também com uma onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, a 11 de dezembro de 2014.

Os XXL Big Wave Awards homenageiam os melhores desempenhos do ano em ondas grandes, nas várias categorias. A Nazaré concorreu com outros destinos de peso, em ondas grandes, como Puerto Escondido, Jaws, Maverick, entre outros.

"Foi mais um ano espetacular do surf de ondas grandes, em todo o mundo", disse Bill Sharp, Diretor e fundador do evento XXL Big Wave Awards, para quem a época 2014/2015 pode ter tido a maior representação de sempre neste evento, já com 15 anos.

“É uma grande satisfação este reconhecimento internacional à Praia do Norte como o principal Spot de ondas grandes do mundo”, declarou Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, que endereçou um “abraço aos vencedores, Sebastian Steudtner e Benjamin Sanchis, e aos nomeados, Hugo Vau e Ross Clarke-Jones”.

Estes resultados são referentes à época de ondas gigantes de 2014-2015, em que 16 surfistas se deslocaram à Nazaré, atrás do maior Swell do ano.

Com esta promoção internacional e a vinda do prémio da Maior Onda do Mundo surfada, mais surfistas deverão deslocar-se à Nazaré na próxima época de ondas grandes, o que “será uma satisfação muito grande para o Município que irá providenciar as melhores condições para os acolher”.

Nazaré esteve representada na WSL em Los Angeles com três ondas

Das cinco finalistas na categoria de “maior onda do ano”, três eram da Praia do Norte, da Nazaré, e uma foi surfada pelo português Hugo Vau, que sempre acreditou na vinda do Prémio para Portugal.

Além de Sebastian, o vencedor do ano, Hugo Vau e Ross Clarke-Jones, todos com ondas surfadas no dia 11 de dezembro de 2014, eram candidatos ao prémio “XXL Big Wave Awards”.

A estes juntou-se o Big Rider francês, Benjamim Sanchis, que arrecadou o “Wipeout of the Year”, com uma onda da Nazaré, também do dia 11 de dezembro.

O desempenho do surfista francês foi bastante falado na altura, tendo alguma imprensa, tanto estrangeira como nacional, referido que teria estabelecido um novo recorde, na Praia do Norte, “ao se ter lançado numa grande massa de água”.

Ajudado por um jet-ski, o surfista de 33 anos atirou-se a uma onda gigante, antes de desaparecer mar, vítima de um impressionante wipeout. Eric Rebière, o companheiro do jet-ski, foi determinante no resgate de Benjamin Sanchis, evitando consequências maiores.