“Monte Siano” em exposição na Galeria Municipal da Nazaré

A mostra retrata uma das tradições vivas da Nazaré, a festa de S. Brás, com que se dá início, oficialmente, às celebrações do Carnaval. Esta romaria ao monte de S. Bartolomeu é uma celebração ancestral que marca, há décadas, o arranque do Carnaval na Nazaré. O costume da subida à capela de S. Bartolomeu, que se faz através de uns íngremes degraus, até alcançar uma das mais belas vistas panorâmicas de toda a região vem de longe.

No sopé do monte, milhares de pessoas acampam durante o dia e, em jeito de piquenique, à volta de fogueiras, assam carne e enchidos, regados com boa disposição.

É neste cenário de grande animação, com gente “ensaiada”, que decorre a festa de arranque do Carnaval da Nazaré.

A exposição é inaugurada no sábado, dia 17, de às 16h00.

SOBRE O AUTOR
Nascido em Avelãs de Caminho, no concelho de Anadia, Valter Vinagre estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 – 1989) em Lisboa.
Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.
“Carnaval de outros Tempos”
Paralelamente, no átrio da Biblioteca Municipal da Nazaré, estará patente até 21 de fevereiro, a exposição documental “Carnaval de Outros Tempos”, composta por fotografias da IMAGOTECA da Biblioteca Municipal da Nazaré.

Horário:
2ª a 6ª feira: 09h30-13h00 | 14h00-18h00