Agricultura

Município vai abrir candidaturas para utilização das Hortas Comunitárias

O Município da Nazaré vai abrir candidaturas para a utilização das suas Hortas Comunitárias, localizadas na Urbanização do Rio Novo, num terreno composto por 19 talhões destinados à produção de consumo familiar.

Os munícipes que não possuam terreno próprio passam a dispor de um espaço onde podem plantar os seus alimentos (feijão, courgette, alfaces, cenouras, batatas, couves, etc.); árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais.

“Estes espaços podem ser aproveitados para o lazer e convívio entre famílias e munícipes, criando o enriquecimento sociocultural das comunidades e a partilha de experiências hortícolas entre gerações, ao mesmo tempo que gera mais um complemento ao rendimento familiar e mantém espaços públicos utilizáveis”, refere o vereador Salvador Formiga.

Este conceito de agricultura urbana tem em vista a produção para consumo próprio, o aumento da produção de produtos frescos e a sustentabilidade ecológica.
 
“Foi mais uma forma encontrada para reabilitar os espaços públicos, criando condições para que exista um usufruto efetivo de áreas que estavam abandonadas, de forma a humanizar esses lugares depois das intervenções efetuadas pelo Município”.

O sucesso desta medida poderá levar à criação de novas hortas comunitárias.

Os interessados deverão preencher um formulário próprio disponível na Câmara. Os futuros produtores serão selecionados mediante o cumprimento de vários critérios, entre os quais o da ordem de inscrição. O acordo de utilização de cada parcela da horta comunitária vigorará por 1 ano, sendo automaticamente renovado por iguais períodos, até ao limite máximo de 10 anos.

Inscrições/informações: Gabinete de Ambiente – 262 550 018;  ga@cm-nazare.pt