Cultura

Nazaré abre espaço dedicado aos artistas nazarenos

Os artistas nazarenos têm um espaço público dedicado à sua carreira, que está a funcionar na Biblioteca Municipal da Nazaré, desde o passado dia 24 de março. “O Nosso Canto” reúne a biografia e músicas dos artistas ali referenciados.

Conhecer o acervo e reunir os registos musicais para que as novas gerações conheçam o passado musical e os seus criadores são alguns dos objetivos deste projeto, que nasce de uma parceria entre a comunidade artística local e o Município.

“Queremos que todo esse material, que iremos continuar a inventariar, passe a estar disponível ao público, numa base de dados que se constitua como património cultural local, e, desse modo, reflita os aspetos materiais e imateriais, ao mesmo tempo que contemple e reforce a nossa identidade”, explicou Manuel Sequeira, Vice-Presidente da Câmara.

O processo de recolha da informação do património musical e artístico do concelho vai prosseguir para que o espaço reúna o maior número de criadores artísticos, e retrate, com isso, várias décadas.

“Potenciar o trabalho já feito, divulgar o valioso contributo de todos às novas gerações, e perpetuar as memórias culturais” são a função do novo serviço, também disponível online, através do portal: www.onossocanto.pt

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, declarou, por seu turno, que este projeto “reúne a capacidade artística do concelho, em diferentes áreas”.

“É um reconhecimento aos artistas nazarenos, através de uma plataforma que disponibilizamos a todos que queiram conhecer este universo”, afirmou o autarca, adiantando que o mesmo se insere na iniciativa de “homenagens a figuras nazarenas, com contributos dados no desenvolvimento local e divulgação da terra”, que o Município tem vindo a realizar.

O espaço dedicado aos artistas e à música está localizado no 1º andar da Biblioteca Municipal da Nazaré. Composto por três postos de escuta e de consulta, “O Nosso Canto” disponibiliza uma playlist, a biografia e fotografia dos artistas nazarenos, retratando figuras que têm, ao longo de várias décadas, levado a musicalidade, criatividade e o nome da terra a vários pontos do país e do estrangeiro.

O Nosso Canto é um espaço dedicado aos músicos nazarenos. Conhecer o passado, o presente e futuro da música do concelho, ouvir composições musicais, e aceder às biografias são algumas das funcionalidades deste projeto que se propõe Investigar, preservar, editar, divulgar e fomentar o conhecimento da música nazarena.