Política

Nazaré apela à alteração do sistema de comercialização do peixe

O Grupo Local do Porto da Nazaré [GLPN] solicitou à tutela a alteração ao sistema de comercialização do peixe.  Em causa está a distribuição do valor gerado no setor que, com alterações propostas ao sistema de venda em lota, deverá ser mais justa.

O atual sistema de comercialização dos produtos da pesca (o valor do pescado na 1ª venda em lota nem sempre cobre os custos dos fatores de produção) e o preço dos combustíveis são apontados como as principais causas de falta de atratividade do setor.

Numa proposta enviada à Câmara Municipal, o Grupo Local do Porto da Nazaré, considera “urgente que a tutela se mostre sensível à realidade do setor, e se disponibilize para reunir com os agentes do setor”.

“Encontrar soluções conjuntas, permitindo aos armadores e pescadores a obtenção do rendimento necessário para uma vida digna e, simultaneamente, se consigam reduzir os preços elevados que recaem sobre o consumidor final, atingindo, simultaneamente, o objetivo de aproveitar as grandes quantidades de pescado que, por norma, não tem qualquer aproveitamento, colocando-o no mercado a preços bastante razoáveis”, são os objetivos da reunião pedida à tutela sobre este assunto.

No documento, o Grupo aponta o Programa Operacional Mar 2020 como uma oportunidade, a curto prazo, para se implementarem medidas urgentes e concretas que “fomentem um verdadeiro mercado para estes produtos”, que atraiam mais mão-de-obra, jovem e qualificada, necessária à renovação dos quadros profissionais no setor.

Composto pelo Município da Nazaré, Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, Associação de Armadores Pescadores da Nazaré, Associação de Defesa da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré, Clube Naval da Nazaré, Docapesca – Portos e Lotas, For-Mar, Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores, Sindicato Livre dos Pescadores e Profissões Afins e GNR – Unidade de Controlo Costeiro da Nazaré, este Grupo Local tem como principal objetivo debater e analisar sobre assuntos relacionados com o Porto da Nazaré.