Cultura

“Nazaré – Apontamentos dispersos” numa exposição da Galeria Municipal

A Galeria Municipal Paul Girol apresenta, durante o mês de março, “Nazaré – Apontamentos dispersos”, da autoria de João Daniel.

João Daniel é natural de Alcobaça, onde exerce a profissão de professor do Ensino Básico. Um dos seus principais passatempos é a fotografia. Nesse âmbito, efetuou a sua primeira exposição individual em 2006. Desde aí, tem exposto regularmente (individual e/ou coletivamente) em diversos espaços e/ou galerias (Alcobaça, Leiria, Santarém, Vila Franca de Xira e Lisboa). Publicou os livros de fotografia “Santa Maria de Alcobaça- Luz e Pedra” (2012-ACD Editores) e “Pedrês” (2018-Chiado Editora).

Das deambulações por terras da Nazaré acompanhado da máquina fotográfica resultam algumas as imagens que agora expõe. 

“O que se mostra aqui, são registos retirados dum vasto arquivo e que se debruçam sobre vários temas: vistas, festas, mar, pesca, pessoas, paisagens e/ou outros pormenores. Cada um desses temas daria por si só para uma exposição. No entanto, resolvi misturá-los e selecionar apenas algumas fotografias de cada tema com uma única preocupação e finalidade: dar a conhecer a minha Nazaré que não é necessariamente a Nazaré turística habitual. Daí o título da exposição. Apesar do atrás dito, permiti-me alargar um pouco mais num tema que me é muito caro: o S. Brás”.

A exposição estará patente de 3 de março a 7 de abril. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Aos sábados, das 15h00 às 18h00.