Política

Nazaré Challenge 2018 abre com anúncio de recorde mundial de Maya Gabeira

Maya Gabeira entrou no Guinness com a maior onda alguma vez surfada no mundo por mulheres. O certificado foi entregue, hoje, no Forte de S. Miguel Arcanjo, durante o anúncio de abertura da janela de espera do Nazaré Challenge 2018, etapa do Mundial de Ondas Grandes da World Surf League (WSL), que irá ter lugar na Praia do Norte.

“Estabelecer o recorde mundial era um sonho, agora tornado realidade, que levou algum tempo a conseguir”, disse a surfista brasileira, que surfou uma onda com 20.72 metros a 18 de janeiro deste ano, recordando que depois do acidente que sofreu em 2013, quando surfava uma onda grande na Praia do Norte, foi necessário um longo trabalho de recuperação para conseguir fazer uma temporada de excelência em 2018, e que fecha com o seu nome inscrito no Guiness World Records.

O período de espera para a realização da etapa portuguesa do Mundial de Ondas Grandes da World Surf League começou a contar a partir de hoje, estendendo-se até ao final do mês de fevereiro.

Hoje, foram apresentados os 4 wildcards do evento: Alex Botelho, João Guedes, António Silva e Nick Von Rupp. Juntamente com os grandes nomes do surf mundial irão proporcionar mais um espetáculo desportivo único, demonstrativo da espetacularidade da força da natureza e da capacidade de superação dos atletas em situações limite.

“Há um grande evento em perspetiva”, disse Bill Sharp, general manager da Big Wave World Tour, que voltou a tecer fortes elogios às ondas da Nazaré: “estar aqui, numa terra de gente acolhedora e simpática e com as maiores ondas do planeta é um sonho tornado realidade”.

Walter Chicharro, Presidente do Município da Nazaré, disse que “o Nazaré Challenge é uma referência na Tour da WSL que contribuiu para a notoriedade do campeonato de ondas grandes”, cujas etapas se discutem no Hawai, Califórnia e Portugal, na Nazaré.

A Praia do Norte tem vindo a ser palco de algumas das maiores exibições de ondas grandes, colocando-se como um ponto de referência mundial em desportos de mar. Este será o próximo grande evento, que terá a duração de um dia, exceto se as condições de mar forçarem a mais um dia de competição.