Política

Nazaré e Capbreton (França) preparam geminação

Os Municípios da Nazaré e de Capbreton (França) iniciaram o processo com vista à geminação. 

A Assembleia Municipal aprovou a proposta de geminação na sessão de junho, e uma delegação daquela cidade francesa deslocou-se à Nazaré, no passado fim-de-semana, para conhecer melhor a povoação com quem partilha diversas semelhanças.

O mar, as origens piscatórias, um canhão submarino, as ondas grandes e o surf são alguns dos pontos em comum entre os dois municípios. 

“É com enorme prazer que estamos aqui, para celebrar este acordo de geminação, que se começou a desenhar em 2017, aquando da realização das Jornadas Marítimas de Capbreton, que teve a Nazaré como principal convidada, a explicar aos participantes a influência do canhão submarino” sobre a qualidade do pescado e na formação de ondas gigantes, uma referência obrigatória no surf mundial, disse o Presidente de Capbreton, Patrick Lacledere.
 
Walter Chicharro sublinhou as semelhanças entre as duas povoações e a “importância de passar estas geminações à prática”.

“Um dos primeiros atos para a concretização desta geminação foi dado com a vinda da comitiva francesa”, disse o autarca, adiantando que um dos próximos será o “acolhimento de uma equipa de Andebol de Capbreton em abril do próximo ano, para participar num dos maiores eventos desportivos da modalidade, o Torneio Internacional de Andebol Jovem”.

Para o Presidente da Camara da Nazaré “desde a investigação científica à promoção turística há muito que pode ser feito no âmbito desta cooperação”.