Atualidade

Nazaré e Pipa já são destinos turísticos gémeos

A Nazaré é, desde a passada sexta-feira, destino turístico gémeo de Pipa, uma praia localizada em Tibau do Sul, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Por iniciativa do Prefeito Valdenício José da Costa, as duas praias, agora “cidades irmãs”, irão cooperar em várias áreas.

Os dois Municípios assinaram, no dia 20 de novembro, o Protocolo de cooperação. Os laços culturais e a amizade que ligam os dois povos de língua oficial portuguesa e a existência de uma importante comunidade portuguesa naquele Estado brasileiro motivaram o estabelecimento da parceria.

O objetivo é empreender programas de cooperação cultural, social, educativa, turística, económica, entre outros, com destaque, para a cooperação técnica, parcerias em eventos turísticos e programas de estágio na área da gastronomia.

“O protocolo irá gerar novos encontros entre os dois destinos turísticos”, afirmou Valdenício José da Costa, declarando-se muito otimista quanto a resultados: “este acordo irá trazer muitos frutos aos dois destinos turísticos, que são bastante parecidos, nomeadamente na atratividade para desportos de ondas, como o surf”.
 
“A vocação internacional de ambas e a visão inovadora de desenvolvimento sustentável implementada pelas duas gestões” está, também, na origem deste acordo, explicou, por sua vez, Francisco José, fundador do Clube do RH, entidade que promoveu o evento e juntou as duas praias, num protocolo de cooperação.

“Nada melhor que somar as boas experiências no turismo em prol de um setor cada vez mais exigente”, acrescentou o mesmo responsável.

Para Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, a assinatura do protocolo de cooperação com o Município de Pipa constitui mais um passo na estratégia de promoção internacional.

“Estes atos, ainda que simbólicos, têm, para nós, grande relevância, porque permitem, neste caso, unir duas praias com muitos aspetos em comum”, disse o autarca, acrescentando em seguida: “faz parte da nossa missão promover todas as parcerias que possam trazer benefícios, para ambos os lados”.

Uma comitiva brasileira, composta pelo Prefeito Valdenício José da Costa, o Secretário do Turismo de Tibau do Sul, empresários; bem como representantes do Município da Nazaré e agentes da economia local, estiveram presente na formalização do acordo e realização de visitas técnicas.