Atualidade

Nazaré e Praia do Salgado – Famalicão vão hastear a Bandeira Azul no próximo verão

A Nazaré irá hastear duas bandeiras azuis na próxima época balnear. A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul divulgou, hoje, o nome das Praias galardoados com a Bandeira Azul 2019, tendo confirmado a atribuição de duas ao concelho.

A Praia do Salgado, na freguesia de Famalicão, é uma das quatro novas entradas no Programa do mais prestigiado galardão de qualidade das águas do mar e areia. Integra um conjunto de 54 praias da Região Tejo, contempladas com este símbolo de qualidade ambiental.

A candidatura ao Programa surge depois de vários investimentos concretizados pela Câmara, nomeadamente com a retirada do antigo apoio de praia (Bar Bubas) e limpeza do local, e a vigilância da praia com assistência aos banhistas durante os meses de julho e agosto, numa área de 100 metros de costa.

A Praia da Nazaré conserva a Bandeira Azul há vários anos, consecutivamente, e a esta junta-lhe as certificações de “Praia Mais Acessível” e a da ISO 14001:2015, distinção que foi entregue à Câmara no âmbito da coordenação da manutenção com as partes interessadas da gestão da Praia da Nazaré.

O Município tem vindo a realizar diversos investimentos na comodidade e qualidade da oferta balnear do concelho. 

Em 2018, instalou mais 7 rampas no areal da Praia urbana; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos .

O reforço do acesso ao areal e ao mar, e a instalação de uma passadeira tipo Mobi-Mat (de 25 metros quase até à água) para permitir um serviço de banhos assistidos (com auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias existentes na zona norte e zona do estádio), foram outros investimentos realizados na época balnear transata.

A Câmara irá iniciar, em maio, a preparação das praias para a instalação de toda a estrutura de apoio aos banhistas, prevendo-se que a 1 de junho todo o equipamento esteja pronto a usar.

As datas do hastear das bandeiras serão divulgadas brevemente.