Política

Nazarépic apresentada no Congresso da Economia Digital em Lisboa

A aplicação “Nazarépic” desenvolvida numa parceria do Município da Nazaré com a Altice Portugal está presente no 28º Congresso da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, um dos maiores eventos do setor, onde se promove o debate e a reflexão dos temas decisivos e mobilizadores das TIC e Media em Portugal, este ano sob o mote: “As tecnologias da transformação digital”.

O contributo da Nazaré na colocação de Portugal nos roteiros do turismo mundial e na promoção destas soluções tecnológicas foram duas das razões para a escolha deste produto como representativo dos que a empresa desenvolve no país. 

“É um congresso onde se fala de economia digital e, nessa perspetiva, selecionámos algo que fosse representativo do trabalho que temos feito em território nacional. Esta demonstração, faz evidenciar a nossa estratégia de proximidade aos municípios, o que temos que estimular nos diversos territórios nacionais, neste caso através do surf de ondas grandes na Nazaré, a parceira que temos com a Nazaré e a tecnologia”, disse o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

A “Nazarépic” é uma app de realidade aumentada, que está disponível no Forte de S. Miguel Arcanjo. Trata-se de uma solução que mostra aos visitantes a cultura e identidade da vila através de uma experiência virtual.

“A Nazaré tem sido um promotor destas soluções junto de outros Municípios, e esta junção do território à tecnologia será um dos contributos para o desenvolvimento da economia nacional”, acrescentou o responsável pela representação de um conjunto de serviços e aplicações inovadoras e disruptivas neste evento.

Para o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, trata-se “de mais uma oportunidade para promover a parceria tecnológica entre a Altice e o Município da Nazaré, e reforçar a divulgação de uma terras que mais tem contribuído para colocar Portugal nos roteiros do turismo mundial. A app está a ser um sucesso, e acaba por ser mais um contributo na afirmação da Nazaré no contexto da tecnologia internacional”.
 
O Presidente do Município da Nazaré foi convidado para a abertura institucional do congresso, presidida pelo Ministro da Economia, Caldeira Cabral.