Sociedade

Nova iluminação do Ascensor homenageia Seleção Nacional

O Ascensor da Nazaré estreou uma nova iluminação LED, com sistema de RGB, que permite a projeção de iluminação em diversas cores. Na inauguração decidiu o Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Nazaré prestar uma homenagem e uma singela mensagem de apoio à Seleção Nacional de Futebol.

O sistema de iluminação, que foi instalado em toda a linha, replica as cores da Bandeira Portuguesa cuja estreia no Europeu de Futebol de 2016 aconteceu na terça-feira, 14 de junho.

“Muito obrigado pela excelente iniciativa”, declarou o Vice-Presidente da Federação Portuguesa Futebol, Pedro Dias, numa mensagem enviada à Autarquia, acrescentando: “homenagear a Seleção Nacional através da iluminação pública é uma manifestação de apoio à nossa equipa. Estou seguro que esta onda positiva em torno da nossa Seleção nos ajudará a tornar ainda mais forte. Fortíssimo abraço e até breve na Nazaré”.

Iluminação aumenta eficiência energética

A nova iluminação do Ascensor integra o plano de remodelação e modernização do equipamento, um importante meio de transporte na ligação da Praia ao Sítio da Nazaré.
A poupança energética para a autarquia, tornando o local ainda mais atrativo, mostrando aspetos da encosta que a anterior iluminação não possibilitava, estão na origem da opção pela tecnologia LED RGB, que permite replicar inúmeras cores, recorrendo a um sistema computadorizado, agora aplicada a um dos locais mais fotografados da Nazaré, que transportou cerca de 900 mil passageiros em 2015.
O baixo nível de consumo da tecnologia LED, uma maior luminosidade e de melhor qualidade, são as outras razões que levaram à substituição das luminárias tradicionais, estando este equipamento municipal equipado em mais de 90% com esta nova tecnologia de iluminação.