Educação

Novo Ano Letivo na Universidade Sénior terá vários convidados especiais

O conhecido ator Ruy de Carvalho, um dos protagonistas da nova novela da SIC, que recebeu o nome "Nazaré, foi o convidado especial da Universidade Sénior para a abertura do ano letivo 2019-2020. 

O novo ano, que agora se inicia, irá ficar marcado pela presença de mais convidados dos professores titulares e pelo reforço de crescimento da instituição, que quer estar, cada vez mais, presente na vida dos Seniores do concelho.

“Este projeto tem vindo a crescer. Somos a segunda maior escola do concelho, mas queremos chegar a número 1”, disse Manuel Sequeira, vereador da Educação, acerca da Universidade Sénior, que terá uma ampla oferta formativa acompanhada por 49 professores.

A intenção da coordenação da Universidade Senior é dar ainda “mais qualidade” e manter o número de disciplinas inalterado. Por essa razão são de esperar “mais convidados” surpresa dos professores titulares de algumas disciplinas para que a “partilha” se intensifique e seja cada vez mais “uma realidade para todos” os que participam neste projeto de envelhecimento ativo.

O carismático ator Ruy de Carvalho foi a primeira grande figura do ano letivo. Regressou à vila onde gravou, há poucos dias, algumas cenas da nova Novela da SIC, e disse-se “encantado” com a sala de espetáculos onde se fez a festa de arranque de ano letivo.

“Este cineteatro tem um palco magnifico”. Já trabalhei em quase todos os palcos do país, infelizmente quase todos fechados, que gostava muito que estivessem abertos, aproximando os portugueses da cultura. Quanto mais próximos da cultura, mais felizes seriam e mais rapidamente resolveriam os seus problemas, tanto sociais, como económicos ou políticos”, disse o artista.

O ator defende que a cultura faz falta que as pessoas conversem mais. “A cultura ajuda muito a conversar”.

Sobre a sua participação na novela, Ruy de Carvalho deixou elogios ao elenco, equipa técnica e criativos. “Esta novela não ingénua. Tem alguns conselhos para toda a gente, desde o que fazem surf, que conduzem, aos idosos. É muito bem organizada.  Tem uma belíssima equipa artística, uma excelente equipa diretiva. É uma novela bem-feita e concluída em pouco tempo”.

Sobre a localidade e as pessoas da Nazaré, Ruy de Carvalho disse ter muitos amigos. “Aqui tenho grandes amigos, e pessoas que admiro muito”.