Atualidade

Novo embaixador do Japão em Portugal reafirma interesse em reativar acordo de amizade

O novo embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, deslocou-se à Nazaré para apresentar os seus cumprimentos e reiterar o empenho diplomático no estreitamento das relações entre a Nazaré e Zushi, que têm um acordo de amizade desde 2004.

Jun Niimi procurou perceber as áreas que poderão contribuir para a consolidação desta ligação entre os dois municípios, tendo apontado o turismo e a indústria como os mais favoráveis ao desenvolvimento de futuras relações comerciais.

O embaixador referiu que Portugal e a Nazaré ganharam visibilidade no seu país “nos últimos 5 anos, o que se tornou visível através da duplicação das deslocações de turistas japoneses a Portugal, em viagens de conhecimento e lazer”.

A notoriedade das ondas grandes e as reportagens de viagens realizadas por canais de televisão japoneses às tradições e etnografia da Nazaré (TV BS Nippon ou TBS), emitidas com alguma regularidade na televisão pública para milhões de telespectadores, têm puxado pelo interesse dos japoneses sobre a Nazaré.

O Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, manifestou a vontade da Nazaré intensificar o diálogo com a cidade de Zushi.

“Para nós, é muito importante estreitar relações com outros povos”, disse o autarca, acrescentando que as geminações e acordos de amizade só fazem sentido com a existência de iniciativas ou trocas que dinamizem a ligação entre as povoações.

Ficou apalavrado um novo encontro de trabalho entre o embaixador e o autarca para a apresentação de soluções de futuras relações comerciais entre a Nazaré e Zushi.

Zushi é uma pequena cidade costeira de 60 mil habitantes, próxima do grande porto de Yokohama, da antiga capital Kamura e a uma hora de distância de Tóquio. Entre vários pontos em comum, Zushi e Nazaré possuem uma economia baseada na pesca e no turismo balnear, uma situação geográfica semelhante e um grande potencial de desenvolvimento ligado ao mar e ao recreio náutico.

O antigo embaixador do Japão em Portugal (Hiroshi Azuma) esteve na Nazaré em agosto de 2017 para reavivar as relações entre os dois municípios.  Jun Niimi veio reafirmar a intenção para dar início ao trabalho de ligação entre povos.