Política

Novo horário de funcionamento do Ascensor em fevereiro

O Ascensor da Nazaré vai ter novo horário de funcionamento já a partir de fevereiro. A ligação entre a Praia e o Sítio passará a efetuar-se das 7h15 às 00h00. 

“Dar resposta a uma maior procura do transporte” é a justificação para o alargamento do horário da prestação deste serviço, informou Orlando Rodrigues, vereador e vogal dos Serviços Municipalizados. 

A estatística do Ascensor revela que 946.566 pessoas usaram este meio de transporte em 2017, o que representa uma evolução face a 2016, ano em que 897 mil fizeram uso da ligação por cabo entre a Praia e o Sítio da Nazaré.

2015 foi o ano de maior crescimento de passageiros (mais 28% comparativamente a 2014, quando 675 mil pessoas efetuaram esta viagem), o que confirma os ganhos das apostas do Município na promoção do concelho e da versatilidade das ondas das praias, nomeadamente com a presença em feiras em locais tradicionais de procura da Nazaré e noutros a manifestar crescente interesse pela oferta existente. 

Segundo o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, dos equipamentos de transporte por cabo existentes no país, o Ascensor da Nazaré foi o que mais passageiros transportou em 2016, ultrapassando Lisboa e Porto. Este postal de promoção internacional, com mais de 100 anos, tem vindo a ser alvo de várias obras e intervenções, nomeadamente para a recuperação da linha aérea e linha térrea e aumento do conforto do serviço.