Política

Novo Sistema de climatização entrou hoje em funcionamento no Centro Escolar da Nazaré

Entrou, hoje, em funcionamento no Centro Escolar da Nazaré um novo sistema de climatização, o primeiro que a empresa E-Qonexo instala em Portugal.

“No próximo ano letivo será o Centro Escolar de Valado dos Frades a estrear este sistema de climatização, mais eficiente e menos poluente do ambiente”, divulgou Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, adiantando que o estabelecimento da Nazaré foi o primeiro pelas condições físicas que apresenta.

“Está muito exposto ao sol o que o torna demasiado quente, em dias de temperaturas mais elevadas, e desconfortável para crianças, professores e funcionários”.

O sistema instalado nesta escola utiliza tecnologia de última geração. “Existem 10 a funcionar em França, 5 em Espanha e 1 em Portugal (Nazaré)”, informou Nelson Caseiro, diretor Comercial da E-Qonexo – climatização e energias renováveis. 

“Trata-se de um sistema de climatização que aposta na eficiência energética, com recurso à última tecnologia, mas também na qualidade dos equipamentos usados (anticorrosivo), que permitem uma utilização reduzida de refrigerante sem baixar a sua capacidade de refrigeração, e menor emissão de agentes poluentes para o ambiente”, explicou Marco Pallozi, um dos responsáveis pela marca, que viajou para Portugal com propósito que testar o equipamento e explicar a sua funcionalidade aos responsáveis autárquicos da Nazaré. 

O sistema de climatização montado “está dimensionado para as atuais necessidades do edifício escolar, e fica preparado para futuras atualizações”, adiantou. 

“Este é mais um investimento, na ordem dos 60 mil euros, da Câmara Municipal no aumento das condições de trabalho e estudo nos estabelecimentos de ensino do concelho da Nazaré”, disse, por sua vez, Manuel Sequeira, Vereador da Educação e Vice-Presidente da Autarquia.

Depois da instalação deste equipamento na Nazaré, será o Centro Escolar de Valado dos Frades a receber o mesmo investimento, já para o próximo ano letivo; seguindo-se Famalicão, cujo Centro Escolar a construir prevê a instalação de climatização.