Arquivo

“O Mundo Mútua” exposto no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota)

Várias iniciativas, entre as quais colóquios, apresentações técnicas, workshops, degustação de produtos do mar, vão complementar esta exposição, com o objetivo da “acentuação da cultura marítima, da economia social, da economia do mar, do esclarecimento de questões técnicas relativas aos seguros marítimos, segurança no mar e do trabalho realizado em pareceria”, refere a Mútua.

“Com esta iniciativa queremos elevar a Mútua dos Pescadores, enquanto plataforma de diálogo, promotora de participação ativa, agente de desenvolvimento local e nacional, motor de pensamentos e de pedagogia, promotor de transformações, ignição de uma outra realidade”, acrescenta esta entidade.

Entrada Livre.

Programa dos Colóquios:

 
Sáb. 18/1
15:30 – Abertura da Iniciativa
15:40 – Inauguração da exposição
15:50 – Painel “Economia do Mar”, com os oradores Fernando Ribeiro e Castro (Sec. Geral do FEEM); Bruno Vidal (Associação dos Armadores de Pesca da Nazaré); Clube Naval da Nazaré; Maria do Céu Baptista (Consultora cultural/Coord. Projetos MP), moderado por Ana Vicente, diretora do Des. Estratégico do MP.
 
Sáb. 25/1
15:45 – Painel “Cultura Costeira”, com os oradores Álvaro Garrido (historiador); José Bastos Saldanha (Pres. Secção de geografia Oceanos SGL); Miguel Gaspar (biólogo, investigador do IPIMAR); Dóris Santos (Museu Dr. Joaquim Manso e Alexandre Isaac (Biblioteca da Nazaré), moderado por Joaquim Paulo, editor do Jornal Região de Cister.
 
Sáb. 01/2
15:45 – Painel “Segurança Marítima”, com os oradores Jorge Gorricha (capitão do Porto da Nazaré); José M. Marreiros (Perito Naval); Joaquim Simplício (Dir. geral adjunto MP), moderado por Adelino Cardoso, dir. Ação Cooperativa e Comunicação MP.

Sáb. 08/2
15:45 – Painel “O Mar e a Economia Social”, com os oradores Eduardo Graça (Presidente da Cases); Nuno Batalha (Presidente da Confraria N. S. Nazaré); Walter Chicharro (Presidente da Câmara Municipal da Nazaré), moderado por Jerónimo Teixeira, diretor geral MP.

 
 
Mútua dos Pescadores
A Mútua dos Pescadores é uma seguradora sem fins lucrativos, que iniciou a sua atividade em 1942, no setor da pesca, e se transformou na maior organização do setor marítimo. Em 2004, adotou o estatuto cooperativo, passando a ser a 1ª cooperativa portuguesa de utentes de seguros. Embora seja uma PME, foi considerada, em 2007, pela revista “Exame” (estudo Delloite), como a 2ª melhor seguradora Não Vida a operar em Portugal. É dirigida por um coletivo de uma centena de cooperadores, eleitos de 4 em 4 anos, e desenvolve a sua atividade promovendo e apoiando projetos e iniciativas sobre temas com relevância para a pesca, o cluster do mar, as comunidades ribeirinhas e o sector cooperativo e social, geralmente em parceria com outras organizações. Uma prática que lhe valeu, em 2000, a 1ª Medalha de Honra das Pescas atribuída pelo Senhor Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca.