“O Mundo Mútua” exposto no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota)

Várias iniciativas, entre as quais colóquios, apresentações técnicas, workshops, degustação de produtos do mar, vão complementar esta exposição, com o objetivo da “acentuação da cultura marítima, da economia social, da economia do mar, do esclarecimento de questões técnicas relativas aos seguros marítimos, segurança no mar e do trabalho realizado em pareceria”, refere a Mútua.

“Com esta iniciativa queremos elevar a Mútua dos Pescadores, enquanto plataforma de diálogo, promotora de participação ativa, agente de desenvolvimento local e nacional, motor de pensamentos e de pedagogia, promotor de transformações, ignição de uma outra realidade”, acrescenta esta entidade.

Entrada Livre.

Programa dos Colóquios:

Sáb. 18/1
15:30 – Abertura da Iniciativa
15:40 – Inauguração da exposição
15:50 – Painel “Economia do Mar”, com os oradores Fernando Ribeiro e Castro (Sec. Geral do FEEM); Bruno Vidal (Associação dos Armadores de Pesca da Nazaré); Clube Naval da Nazaré; Maria do Céu Baptista (Consultora cultural/Coord. Projetos MP), moderado por Ana Vicente, diretora do Des. Estratégico do MP.

Sáb. 25/1
15:45 – Painel “Cultura Costeira”, com os oradores Álvaro Garrido (historiador); José Bastos Saldanha (Pres. Secção de geografia Oceanos SGL); Miguel Gaspar (biólogo, investigador do IPIMAR); Dóris Santos (Museu Dr. Joaquim Manso e Alexandre Isaac (Biblioteca da Nazaré), moderado por Joaquim Paulo, editor do Jornal Região de Cister.

Sáb. 01/2
15:45 – Painel “Segurança Marítima”, com os oradores Jorge Gorricha (capitão do Porto da Nazaré); José M. Marreiros (Perito Naval); Joaquim Simplício (Dir. geral adjunto MP), moderado por Adelino Cardoso, dir. Ação Cooperativa e Comunicação MP.

Sáb. 08/2
15:45 – Painel “O Mar e a Economia Social”, com os oradores Eduardo Graça (Presidente da Cases); Nuno Batalha (Presidente da Confraria N. S. Nazaré); Walter Chicharro (Presidente da Câmara Municipal da Nazaré), moderado por Jerónimo Teixeira, diretor geral MP.

Mútua dos Pescadores
A Mútua dos Pescadores é uma seguradora sem fins lucrativos, que iniciou a sua atividade em 1942, no setor da pesca, e se transformou na maior organização do setor marítimo. Em 2004, adotou o estatuto cooperativo, passando a ser a 1ª cooperativa portuguesa de utentes de seguros. Embora seja uma PME, foi considerada, em 2007, pela revista “Exame” (estudo Delloite), como a 2ª melhor seguradora Não Vida a operar em Portugal. É dirigida por um coletivo de uma centena de cooperadores, eleitos de 4 em 4 anos, e desenvolve a sua atividade promovendo e apoiando projetos e iniciativas sobre temas com relevância para a pesca, o cluster do mar, as comunidades ribeirinhas e o sector cooperativo e social, geralmente em parceria com outras organizações. Uma prática que lhe valeu, em 2000, a 1ª Medalha de Honra das Pescas atribuída pelo Senhor Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca.