Sociedade

Obras de manutenção no Ascensor substituem infraestruturas antigas

O Ascensor da Nazaré está a ser alvo de obras de requalificação que se focalizam na substituição infraestruturas com décadas, por modernas e mais adequadas.

Os acessos às carruagens, na gare inferior, foram melhorados com piso antiderrapante, que se encontrava deteriorado. A cobertura da mesma gare, que apresenta algumas deficiências causadas pelo desgaste e intempéries, também será intervencionada.

Na Gare do Sítio, as obras contemplam a reabilitação da linha do Ascensor, numa extensão de 40 metros, o que acontece pela primeira vez. O troço não era intervencionado há 50 anos, está, atualmente, a ser requalificado com recurso a uma metodologia mais fiável para resultados duradouros.

A antiga cobertura de acesso à gare superior, com mais de 4 décadas e em fibrocimento, apresentava várias deficiências de isolamento, agravadas pelas condições atmosféricas do inverno passado, foi retirada. Em substituição desse telhado, será instalada uma cobertura moderna.

A melhoria das condições de segurança do transporte centenário e o conforto para os passageiros são os principais objetivos desta intervenção, no valor total de 100 mil euros, que está a ser realizada pelos Serviços Municipalizados da Nazaré, desde o passado dia 2 de novembro, devendo prolongar-se, previsivelmente, até 15 de dezembro.

Trata-se da paragem anual regular deste meio de transporte, que se realiza por esta altura do ano, para a revisão de todos os mecanismos, e garantir a segurança e conforto dos passageiros durante o seu funcionamento.

O Ascensor voltou a bater um novo recorde de transporte de passageiros. Em outubro, contava com mais de 850 mil entradas.

Paragens do transporte alternativo ao Ascensor
Durante este período de paragem, o transporte entre a Praia e o Sítio é assegurado por autocarro.
Sítio: Largo Nossa Senhora da Nazaré e Praça Vasco da Gama
Nazaré: Praça Manuel Arriaga (à hora certa e meias hora)