Atualidade

Obras no molhe sul do Porto de Pesca em janeiro

As obras de reparação do molhe sul do Porto de Pesca deverão ter início em janeiro do próximo ano. O Secretário de Estado do Mar, Pedro D’Ó Ramos visitou, na passada quinta-feira, 19 de novembro, o equipamento, para se inteirar das obras realizadas no molhe norte, e deixou a promessa do arranque da segunda parte da intervenção no início do próximo ano.

De acordo com o governante, “a obra será adjudicada em breve, devendo o arranque ter lugar em meados de janeiro”.

Avaliada em cerca de 1,6 milhões de euros, a intervenção contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé, com tetrápodes.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do Porto e da entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar o fim do mesmo; a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações, que atualmente, apresentam deficiências para funções para as quais foram projetadas; e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré em que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial: de cariz marítimo (junto à área de armazéns); e de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido, frequentemente, as intervenções solicitadas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

As obras no molhe norte, concluídas a 27 de julho, tiveram um investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros. A intervenção incidiu na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013, incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, os tetrápodes.