Sociedade

Oficina de Prática e Conhecimento - Criatividade na Intervenção Social

O combate à pobreza e exclusão social tem sido um dos grandes objetivos do Conselho Local de Ação Social, da Rede Social da Nazaré. No contexto atual do panorama da intervenção social e comunitária e da restrição imposta pela conjuntura económica existente, impõe-se a reflexão sobre as oportunidades que a criatividade oferece aos profissionais na ajuda aos indivíduos/comunidades (sobretudo os mais vulneráveis) na construção de vidas mais positivas.

Com base neste pressuposto, foi promovida, pelo Gabinete de Planeamento e Análise da Intervenção Social, da Câmara Municipal da Nazaré, a Oficina de Prática e Conhecimento - "Criatividade na Intervenção Social", para os técnicos de intervenção social do Concelho da Nazaré.

Esta foi a primeira de um conjunto de formações que estão planeadas para o ano de 2019, e um reconhecimento de que a eficácia da intervenção, tem de estar associada ao desenvolvimento de um contexto colaborativo que potencie a participação das populações, sendo que, para tal, os técnicos têm de estar dotados de ferramentas comuns para que a concertação seja cada vez mais eficaz.