Ondas Grandes esperadas para o final da semana na Praia do Norte

Desde o início do projeto, em outubro, alguns dos melhores surfistas do mundo estiveram na Nazaré para surfar ao lado do big rider Garrett McNamara, do havaiano Kealli Mamala, do britânico Andrew Cotton, e do português Hugo Vau, no âmbito do projeto “North Canyon Project by Garrett and Team”, que se estende até ao dia de 30 de novembro.

Esta quarta-feira, a Praia do Norte apresentou-se com excelentes condições, com vento offshore e ondas a rondar os 5 metros, condições ideais para a prática desta especialidade do surf e que darão o mote para os próximos dias.

Na sessão de hoje aos big riders Kealli Mamala e Hugo Vau, na água desde as primeiras horas da manhã, juntaram-se, durante a tarde, os surfistas Sebastian Steudner, Tom Buttler e Nuno Santos.
Como se tornou hábito, os swells da Praia do Norte sobressaem do resto do país e atraem atletas de topo que estão sempre à procura das melhores condições para momentos de alta performance.
A Nazaré afirma-se assim internacionalmente como um destino de referência no circuito mundo do surf pela sua consistência e versatilidade. O Canhão da Nazaré, famoso pelas ondas grandes, mostra, assim, que está preparado para receber da melhor forma desportistas de diferentes contextos e experiências.
Para acompanhar toda a ação em direto basta aceder à página de Facebook:
North Canyon Project by Garrett McNamara and Team
O projeto de exploração das ondas grandes foi iniciado em 2010, é protagonizado pelo surfista havaiano e desenvolvido pela Empresa Municipal Nazaré Qualifica. Inclui a prática de surf, tow‐in e stand up paddle com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes, e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara bem como o quotidiano daquela vila.
Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes mais conceituados do mundo, e na última década tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar. O “extreme waterman” foi uma das duas únicas pessoas no mundo a surfar ondas criadas pelo degelo dos glaciares do Alasca no Verão de 2007. Detém, desde 2011, o recorde mundial pela maior onda alguma vez surfada, que o norte-americano “apanhou” na Praia do Norte, na Nazaré.

Praia do Norte
Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”.
Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.
O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.