“Outras Artes" - Coleção de Arte do Museu Dr. Joaquim Manso

Para além das tradicionais “artes de pesca”, da área da etnografia, o Museu reúne um conjunto diverso de artes plásticas, nomeadamente obras de artistas que versaram sobre a Nazaré ou a maritimidade, admitindo, por um lado, que o mar tem sugestionado a produção criativa e, por outro, que esta comunidade atraiu tantos artistas, nacionais e estrangeiros.

Entre os autores presentes destacamos Guilherme Filipe, Lino António, Abílio de Mattos e Silva ou Lázaro Lozano, como aqueles que elegeram amplamente a Nazaré na sua produção. A estes, acrescentamos Mamia Roque Gameiro, Cristino da Silva, Irene Natividade, Eduarda Lapa, Júlio Pomar, Mário Botas, entre outros, permitindo-nos sugerir discursos e traçar tendências e opções estéticas.

Uma segunda área da exposição é marcada pela coleção que pertencia a Joaquim Manso (1878-1956), doada ao Museu da Nazaré em 1977. Escritor e jornalista fundador do “Diário de Lisboa”, com estreitos contactos nos meios literários e artísticos do País, Joaquim Manso reuniu uma interessante coleção, quer de trabalhos onde é ele o retratado, quer de pinturas e desenhos representativos do modernismo português, com autores como Almada Negreiros, Suart Carvalhais, Roberto Araújo, Arnaldo Boaventura, Carlos Botelho, Guilherme Filipe, entre outros.

Esta é uma rara oportunidade de apreciar a coleção de artes plásticas do Museu Dr. Joaquim Manso, habitualmente em reserva, que agora é em parte exibida nesta exposição temporária, entre 28 de março e 26 de abril, no Centro Cultural da Nazaré, numa colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré.

Centro Cultural da Nazaré (edifício Antiga Lota)
Av. Manuel Remígio | 2450-106 Nazaré
Telef. 262 561 194 (Turismo)
Horário:
até 31 de março 9h30 – 13h | 14h30 – 18h