Património Cultural da Nazaré no Atlas da Direção Geral do Património

O Património Cultural da Nazaré está disponível no Atlas da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que os utilizadores poderão consultar em: http://geo.patrimoniocultural.pt.

Neste portal, estão disponíveis bens imóveis classificados e em vias de classificação, de Portugal Continental e respetivas zonas de proteção, podendo a pesquisa ser feita, nomeadamente, por tema.

A inserção da informação acerca do património cultural da Nazaré neste Atlas surge no âmbito de um protocolo, recentemente assinado entre a DGPC e a Câmara Municipal, que visa a atualização do inventário do património imóvel classificado e em vias de classificação, incluindo informação temática e geográfica, que possibilita, a partir de agora, a respetiva caracterização patrimonial e disponibilização pública.

O protocolo tem, ainda, como finalidade o reforço da cooperação institucional entre as duas entidades, para a proteção e valorização deste património cultural; criar novos instrumentos que permitam a eficiente gestão do património, tornando mais eficaz o relacionamento institucional entre as duas partes, e integrar os imóveis classificados de interesse municipal no Inventário Nacional dos Bens com Proteção Legal.

A Igreja de S. Gião, sobre a qual a DGPC já manifestou interesse em preservar, é um dos monumentos inseridos no Atlas.