Património Industrial e Técnico do concelho da Nazaré

"Património Industrial e Técnico" é o tema das Jornadas Europeias do Património 2015, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, sob a coordenação da Direção Geral do Património Cultural, que irão decorrer nos dias 25 a 27 de setembro.

Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o valor e importância do Património, através de um olhar atualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro, o tema destas Jornadas remete-nos para um conjunto alargado do nosso património e que está permanentemente presente no nosso quotidiano, como as fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas indústrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da indústria e da técnica.

A Câmara Municipal da Nazaré, em colaboração com as respetivas entidades parceiras, organiza, nos dois dias, visitas guiadas a locais que são testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas, celebrando, deste modo, o “Património Industrial e Técnico do concelho”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

PROGRAMA:

25 Setembro (6ª feira) | Valado dos Frades | 14:00
Concentração e partida junto ao Centro Cultural da Nazaré
-Visita à empresa Farval Faianças, Lda
-Visita à Estação de Caminhos-de-Ferro de Valado dos Frades, integrante da Linha do Oeste
-Visita à Associação 5 Rios (Associação de Agricultores do Valado dos Frades)

26 Setembro (Sábado) | Famalicão e Nazaré | 14:00
Concentração e partida junto ao Centro Cultural da Nazaré
- Visita à unidade Industrial Valbopan
- Visita à oficina do artesão Arménio Varela (a arte de trabalhar o bunho)
-Visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, e à exposição “A última olaria da Nazaré”

Inscrições prévias: