Arquivo

“Pederneira-Nazaré: 100 anos de concelho. 1912-2012” em Exposição no Centro Cultural

A exposição comemorativa do centenário do concelho é composta por documentos, fotografias e objetos ilustrativos deste marco histórico para a Nazaré.

Organizada pela Câmara Municipal da Nazaré e Juntas de Freguesia da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão, a mostra conta com a colaboração da Biblioteca da Nazaré; Museu Dr. Joaquim Manso; Lusitania – Grupo Montepio; Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré; Câmara Municipal de Alcobaça; Centro de Estudos Nazarenos; Sérgio Leal Pedro e Vitor Louraço.

Horário: 09.30 - 13.00h; 14.30h-18.00h (de 2ª a domingo).
Entrada Livre.

Programa de Animação da Exposição:

8/12 :: 15:00 - actuação dos DixieNaza Jazz Band

15/12:: 15:00 - apresentação da Classe de Guitarras da AMA

Centenário

A origem da Nazaré enquanto concelho é relativamente recente. O concelho manteve a sua autonomia até 6 Novembro de 1836, altura em que, por decreto provisório, foi anexado ao concelho da Maiorga. Mas, por decreto de 12 de Junho de 1837, voltou a vila da Pederneira à categoria de concelho, ficando-lhe agregadas as freguesias de Valado e Famalicão.

A 24 de Outubro de 1855, uma nova reforma territorial para o serviço judicial e administrativo, faz com que o concelho da Pederneira seja mais uma vez extinto, passando a integrar o de Alcobaça.

Mas Alcobaça ficava longe e a Praia da Nazareth prosperava, factos que contribuiriam para uma nova restauração do concelho da Pederneira, o que se efetivou por Carta de Lei de 11 de Junho de 1898, ficando este constituído pelas freguesias de Famalicão, Pederneira e Valado.

Começam, contudo, por essa altura, as tentativas de transferir o concelho da Pederneira para a Praia da Nazareth, onde se havia instalado, desde a altura da sua restauração, a sua sede.

É, depois, com a transferência dos serviços camarários para a Praia, que se inicia a “luta” para a mudança do nome do concelho de Pederneira para Nazareth.

A 18 de dezembro de 1912 "É aprovado na câmara dos senadores, o projeto de lei, que manda chamar concelho da Nazareth ao da Pederneira".

A 21 de dezembro desse mesmo ano "Por decreto de hoje, a publicar no “Diário do Governo, do dia 21, o Concelho da Pederneira passa a denominar-se da Nazaré".