Educação

Plataforma “+Sucesso Escolar” no ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho da Nazaré

Foi, hoje, apresentada a Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha “+SUCESSO ESCOLAR”, destinada ao Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Promover a utilização dos Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem e criar um ambiente de aprendizagem inovador, com conteúdos digitais para as áreas curriculares do 1º ciclo, são alguns dos seus objetivos. 

“Depois do investimento no conforto das salas do pré-escolar e 1º ciclo, apostamos, agora, nas novas tecnologias, com a aquisição de uma plataforma que permite a alunos, professores e pais interagirem no sucesso escolar dos nossos alunos”, explicou Manuel Sequeira, vice-presidente da Câmara da Nazaré, sobre este novo investimento realizado pelo Município na Educação.

O projeto pretende promover a utilização dos Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem; criar um ambiente de aprendizagem inovador, adaptativo ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem; melhorar os conhecimentos culturais, sociais e políticos da comunidade; potenciar a participação dos alunos e das famílias na comunidade local e potenciar a  socialização, capacidade de iniciativa, criatividade, responsabilidade social e estimular o espírito empreendedor nos alunos.

Para o responsável pela Educação no Município da Nazaré “trata-se de uma ferramenta que aponta para o sucesso dos alunos colocando-os ao nível daquilo que é praticado nas grandes cidades onde a educação é uma grande preocupação”.

Desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade (local, nacional e internacional) e a construir um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha.

O projeto inclui: conteúdos digitais para as áreas curriculares do 1º ciclo (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) e pré-escolar (Coleção Bia e Kiko); conteúdos para a Educação para a Cidadania (Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Saúde); criação de um currículo local com base no Património e Poder Local; um Mural de partilha e comunicação e um Sistema de Gestão de crachás.