Ponto de Recolha de óleo lubrificante usado instalado no quartel dos Bombeiros

O ponto de recolha de óleo lubrificante usado vai ficar instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários da Nazaré.

A Câmara Municipal e a SOGILUB – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, empresa licenciada para a recolha e tratamento dos óleos lubrificantes usados em Portugal, renovaram o protocolo que permite a instalação do reservatório para a receção de óleos usados.

A gestão ambiental equilibrada dos óleos lubrificantes usados é um dos objetivos deste Protocolo, que possibilita o depósito gratuito destes resíduos, por parte de todos os munícipes, num local que está aberto todos os dias da semana.

Os óleos usados são resíduos perigosos, por conterem produtos perigosos que induzem graves riscos para a saúde e para o ambiente.

Apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar 1.000.000 litros de água, ou seja, o equivalente a meia piscina olímpica, e 5 litros de óleo lubrificante (dos que se utilizam nos automóveis), se for despejado sobre um lago, por exemplo, seria suficiente para cobrir uma superfície de 5.000 m² com um filme oleoso, danificando gravemente o desenvolvimento da vida aquática, além da bioacumulação de metais pesados.

Os óleos lubrificantes usados não se dissolvem na água nem são biodegradáveis. Formam películas impermeáveis que impedem a passagem do oxigénio e destroem a vida, tanto na água como no solo e espalham substâncias tóxicas que podem ser ingeridas pelos seres humanos de forma direta ou indireta. Quando presente no solo grande parte acaba por ser lixiviado pelas águas da chuva e termina num curso de água ou aquífero.