Segurança

Posto de Socorro da Praia da Nazaré equipado com desfibrilhador

O posto de socorro a náufragos da Praia da Nazaré está equipado com desfibrilhador, um equipamento de emergência destinado a socorrer vítimas em paragem cardiorrespiratória, que no final da época balnear será entregue aos Bombeiros Voluntários da vila.

Para o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que também tutela o Serviço Municipal de Proteção Civil, “este é mais um passo no sentido de dotar equipamentos e locais de utilização pública com as melhores condições de socorro a emergências, aumentando, com isso, o sentimento de segurança dos munícipes e dos que nos visitam”.

Daniel Meco, da Associação de Nadadores-Salvadores da Nazaré agradeceu “o apoio que tem vindo a ser prestado pelo Presidente da Câmara Municipal à segurança da praia e dos seus utilizadores”, acrescentando que “a disponibilização do desfibrilhador é um complemento fundamental numa praia fortemente procurada, em particular nesta altura do ano”.

Ana Meco, da Associação de Banheiros “Sol e Mar”, subscreve a opinião dos nadadores-salvadores, acerca da “mais-valia do equipamento” que aumenta da confiança dos utilizadores na segurança deste destino turístico.

A Câmara Municipal aderiu ao Programa Desfibrilhador Automático Externo (DAE) e disponibiliza, no total, dois desfibrilhadores e técnicos habilitados para realizar as manobras de suporte básico de vida e de desfibrilhação nos primeiros minutos, após a ocorrência de paragem cardiorrespiratória.

Um dos aparelhos está instalado no complexo desportivo (Pavilhões Municipais, Estádio). Este ficará até 30 de setembro no posto de socorro a náufragos, passando, depois, para os Bombeiros da Nazaré.

“A Câmara Municipal tem vindo a reforçar a oferta de equipamentos para o bem-estar e segurança dos utilizadores da praia”, explicou Walter Chicharro, lembrando que “os lava-pés foram a principal inovação do arranque da época balnear passada”, e que este ano “a estância balnear vê reforçada a resposta no socorro a banhistas”.

O equipamento da Praia faz parte do projeto de melhoria de condições aos banhistas de uma praia que já possui vários galardões de qualidade ambiental: Bandeira Azul, Praia de Ouro e Praia Acessível, sendo, também “Plantina” como Quality Coast da Região Oeste.