Atualidade

Praia da Nazaré foi eleita a “Praia Mais Acessível de Portugal” de 2018

O Município da Nazaré recebeu, ontem, o prémio “Praia Mais Acessível de Portugal – 2018”. 

O programa Praia Acessível – Praia para todos, organizado pelo Instituto Nacional de Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal, atribui anualmente este galardão aos municípios que criaram condições de acessibilidade às praias, e que foram consideradas de referência por um júri. 

Das 218 praias Bandeira Praia Acessível na época balnear de 2018, a Nazaré foi a que reuniu as melhores condições de acessibilidade para os seus utentes.

O vereador Orlando Rodrigues, que esteve na cerimónia de entrega dos certificados, fala de um projeto para todos.

“Para o Município da Nazaré e para os seus munícipes, hoje é um dia muito importante, pois podemos dizer que a Praia da Nazaré é a praia portuguesa com mais e melhores acessibilidades, a mais inclusiva e com melhores equipamentos balneares. É com grande orgulho que recebo este prémio, em nome do enorme esforço desenvolvido por este executivo, pelos seus colaboradores e demais agentes que, direta ou indiretamente, atuam nesta Praia durante todo o ano. Contudo, este prémio traz-nos, a todos, mais responsabilidades, para a próxima época balnear, mas esse é um desafio para o qual estamos muito motivados. Este é um evidente exemplo que apostamos em todos, sem exceção”.

A Nazaré é a primeira praia pública de gestão municipal com a certificação ISO 14001:2015 e tem vindo a reunir condições para se tornar numa das mais seguras e acessíveis do país.

Com o apoio do Turismo de Portugal (programa Turismo Acessível), o Município realizou, em 2018, um investimento de 103.831,51€ destinado a aumentar o conforto e segurança dos utilizadores da praia da Nazaré.

Foram instalados vários equipamentos, como rampas, estrados, lava-pés, ecopontos, cadeira anfíbia, 2 zonas de sombreamento com pérgulas, tapetes de acesso à água, sinalização e um mapa 3D em braill; criada a página “praiaparatodos.cm-nazare.pt”, construída de acordo com as normas de acessibilidade para invisuais com a informação da praia e dos seus serviços; dada formação a nadadores-salvadores e concessionários sobre turismo acessível e a forma de interação com os utentes com deficiência. 

Para além destes equipamentos, a Praia da Nazaré possui, desde 2016, o código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos

“Tornar acessíveis as praias do concelho a todos os cidadãos, onde se incluem os que se apresentam com mobilidade reduzida, daltónicos e invisuais, sempre foi objetivo desta equipa política, tornando-as, por via desse investimento, inclusivas. Este é um processo contínuo, no qual continuaremos a investir, estando em estudo o seu alargamento a outras praias do concelho”, afirma Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré.