Ambiente

Praias do Salgado e Nazaré têm qualidade de Ouro

As Praias do Salgado (Famalicão) e da Nazaré voltaram a ser distinguidas com o Galardão “Qualidade de Ouro”, pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).

A Quercus atribui, no início de cada época balnear, esta classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” aos destinos balneares do país cujas águas balneares apresentem os melhores resultados em termos de qualidade.

Este ano, foram distinguidas 314 praias com qualidade de ouro, das quais 283 são costeiras (entre as quais se encontram as Praias da Nazaré e do Salgado), 26 são interiores e 5 são de transição.

O galardão é atribuído de acordo com critérios estabelecidos pela própria entidade e com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar os critérios:
Qualidade da água EXCELENTE nas quatro últimas épocas balneares de 2011 a 2014; Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2014) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respetivamente.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.