Atualidade

Primeira fase da requalificação do Parque da Pedralva apresentada ao público

O Parque da Pedralva reabriu ao público no feriado nacional, dia 10 de junho. A Câmara Municipal inaugurou a primeira fase da obra, que realizou em conjunto com a Junta de Freguesia da Nazaré.

“Requalificamos um espaço público da Nazaré, como foi sempre nosso objetivo, recuperando para a população um local que estava ao abandono, aproveitando um projeto de requalificação existente, da autoria do arquiteto Álvaro Manso, que se encontrava na posse da Câmara”, declarou Walter Chicharro.

De acordo com o autarca “foi inaugurada a primeira fase da empreitada, que implicou a eliminação do campo de ténis, e a colocação de relvado. Faltam-nos outros espaços deste Parque, como as entradas e o Monte Branco, que oferece uma das mais bonitas panorâmicas da Nazaré”.

Walter Chicharro reforçou que o trabalho de recuperação do Parque foi iniciado há cerca de um ano e o que se inaugurou “só foi possível pela forte cooperação de esforços da Câmara e Junta de Freguesia”.

“O investimento (neste local) vai continuar. Está devolvido à população a quem peço que colabore com os Serviços na sua manutenção, divulgação e usufruto”, disse ainda o autarca.

Por seu turno, João Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, frisou que “o trabalho apresentado ao público foi feito com muita vontade e pouco dinheiro”, realçando que, para além do Parque, outros espaços públicos da vila, como os Tanques, Fontenários e a envolvente da Pedralva foram requalificados, nos últimos meses.

O projeto de requalificação é da autoria do arquiteto Álvaro Manso. A recuperação do Parque e Monte Branco, incluindo o miradouro no Monte Branco, situado a nascente da Vila da Nazaré, teve por base o conhecimento do conjunto de características socioculturais, arquitetónicas, de linguagem, de hábitos que caracterizam o lugar e que indicam o “carácter” do lugar.

A abertura do espaço como um todo, preservando os seus valores histórico-culturais, tornando-o convidativo à descoberta de espaços temáticos de recreio e lazer, com escala, simplificando a leitura visual ao visitante são, agora, os objetivos da requalificação deste pulmão verde da vila, por parte da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Nazaré.