Política

Primeiro-Ministro António Costa esteve na inauguração do novo Centro de Saúde da Nazaré

O Primeiro-Ministro António Costa deslocou-se, hoje, à Nazaré, para participar na sessão de inauguração do novo Centro de Saúde, o equipamento que substitui um pré-fabricado provisório, que funcionou no mesmo local durante 36 anos.

“É uma alegria participar na inauguração do Centro de Saúde cuja construção fui acompanhando quase semanalmente, ao longo de mais um ano”, disse o Primeiro Ministro.

António Costa falou do “ano difícil” para os portugueses, por causa da pandemia da Covid-19, em que “ficou clara a importância do Serviço Nacional de Saúde” e falou no reforço de verbas para esta área no orçamento de 2021.

“Temos metas ambiciosas”, explicou o Primeiro-Ministro, nomeadamente com “mudanças estruturais na base do Serviço Nacional de Saúde, que está mais próximo das pessoas, em cada terra”, ou seja, nas USF, cuidados continuados e rede de cuidados paliativos.

Sobre a obra que visitou, António Costa repetiu que estava “muito satisfeito” para garantir que o Governo está “com muita vontade de ir mais além, porque precisamos de ter mais centros como este. O Centro de Saúde da Nazaré (em funcionamento desde finais de dezembro de 2020) significa o inicio de todos os outros centros que vamos construir ao longo do país. Não há bem maior do que a saúde”.

Por sua vez, a Ministra da Saúde, Marta Temido, disse esperar que este Centro de Saúde “tenha as mesmas características da onda da Nazaré”. 

“Este foi um ano difícil para todos e é bom ter momentos que contrabalancem com essa situação. Uma inauguração que era esperada há 40 anos é mais um passo para onde queríamos chegar. As USF são próximas do cidadão, têm respostas integradas e respostas que abrangem a família”.
 
O novo Centro de Saúde representa um investimento de 1,4 milhões de euros da administração central com recurso a fundos comunitários, mais 400 mil euros do Município da Nazaré. Engloba as Unidades de Saúde familiar existentes e restantes serviços de cuidados de saúde primários, com 7 médicos e 7 enfermeiros e 6 assistentes técnicos para 12.500 utentes, que passam a dispor de consultas de saúde oral, psicologia e fisioterapia; e o Serviço de Atendimento Complementar (a partir das 20h00 durante a semana e a partir das 14h00 ao fim de semana).

Juntamente com as obras da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades (com todos os lotes vendidos, 7 empresas instaladas e 350 postos criados) e do Centro Escolar de Famalicão, o novo equipamento de saúde integra o plano de investimentos do executivo camarário na gestão, planeamento e qualificação do território, para além de Presidentes de Câmara da Região e o Presidente da OesteCim.

Walter Chicharro recordou que a Nazaré é “uma marca global que promove Portugal” e disse esperar do Governo o apoio a “vários projetos que temos para o futuro”.

“Só com melhor educação, melhor saúde e melhor economia podemos atingir os objetivos a que nos propusemos”, disse o Presidente da Câmara Municipal.

Estiveram, ainda, na sessão de descerramento da placa de inauguração e visita às instalações, entre outras entidades, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, e a responsável pelo Aces Oeste-Norte, Ana Pisco.