Cultura

Procura de serviços da Biblioteca Municipal da Nazaré cresce

O número de utilizadores da Biblioteca Municipal da Nazaré cresceu em 2015, comparativamente a 2014.

Com 56.321 entradas em 2014 (a uma média mensal de 4.693), a Biblioteca registou um aumento da procura em 2015, com 60.129 entradas (a uma média mensal de 5.011). Segundo a estatística, desde a inauguração em 2008, o mês de agosto de 2015 foi o que registou mais entradas, num total de 10.179.

Ainda de acordo com o levantamento, foram os meses de julho e agosto, época tradicionalmente de decréscimo de público nestes espaços, que mais contribuíram para o crescimento da utilização da Biblioteca, por visitantes nacionais e estrangeiros.

O empréstimo de livros, e a realização de diversas atividades dirigidas a jovens entre os 3 e os 12 anos, como a Hora do Conto, visitas guiadas à Biblioteca, oficinas e visualização de vídeos didáticos foram, por seu turno, as que registaram maior interesse e procura, em particular no verão.

“A oferta deste género de atividade irá manter-se. Iremos reforçar a aposta em épocas especiais, correspondentes ao calendário das férias escolares, para nos posicionarmos como uma opção cultural de qualidade, e com diversidade, na ocupação dos tempos livres dos jovens”, refere o coordenador da Biblioteca Municipal, António Balau, adiantando que “centenas de crianças participaram nas atividades desenvolvidas neste equipamento, durante os dois meses de verão, pelo que queremos crescer, também, neste segmento”.

Para 2016, a aquisição de livros (883 em 2015, valor que inclui novas aquisições e doações); a promoção da leitura com apresentação de obras escritas e encontros com escritores, bem como as visitas guiadas pelo equipamento (329 realizadas em 2015) irão dominar a vertente da promoção do livro e da leitura.

“Durante o tempo de aulas, iremos diversificar o nosso trabalho com as escolas, numa estratégia de melhoramento da ligação da Biblioteca ao meio escolar”, disse ainda aquele responsável.

Para além das salas de leitura para adultos e crianças e de espaços lúdicos polivalentes, o equipamento inclui um auditório, salas de formação, acesso à Internet e a Galeria Municipal Paul Girol.

A Biblioteca Municipal, uma das que apresenta maior dinâmica na Região, possui, atualmente, 3.871 leitores inscritos.