Política

Programa Mar 2020 abre candidaturas de apoio à inovação e criação de empresas

Decorre até 15 de janeiro de 2018 o prazo para a entrega de candidaturas ao Programa Operacional “Mar 2020”. 

O desenvolvimento de novos métodos de produção e criação de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades económicas ligadas ao mar, bem como a investigação, são as prioridades deste concurso, aberto a 1 de outubro.

As candidaturas são para o “Reforço da competitividade da pesca” (Aviso n.º 001/2017/GALPESCAOESTE), visando a criação, recuperação, e modernização de estruturas, equipamentos ou infraestruturas existentes; e para a “Inovação em espaço marítimo“(Aviso nº 002/2017/Galpescaoeste), destinado a desenvolvimento de novas metodologias de produção ou organização de entidades que exercem, ou pretendem exercer, a sua atividade em espaço marítimo; o desenvolvimento de novos produtos; a criação de micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades económicas ligadas ao mar e a investigação que considere as diferentes possibilidades económicas e meio marinho, a sua reabilitação e mitigação de impactos da ação ambiental e humana.

O Programa “Mar 2020” tem como objetivos a promoção do desenvolvimento local e a diversificação das economias de zonas pesqueiras e costeiras através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a programas de pobreza e de exclusão social.

No concelho da Nazaré, a área geográfica elegível para este concurso é a Nazaré e Famalicão. Podem beneficiar deste programa as candidaturas que prevejam um investimento de valor igual ou superior a 1.000,00€, e inferior ou igual a 55.500,00€.

Os formulários para a candidatura estão disponíveis no site da ADEPE – www.adepe.pt e do Mar 2020, em www.mar2020.pt. 

Para mais esclarecimentos, os interessados deverão contactar o Secretariado Técnico do GAL Pesca Oeste na sede da ADEPE (entidade gestora) na Av. Porto de Pesca, Lote C-11 2520-295 Peniche, ou através dos contatos Tel. 262787959 e correio eletrónico galpescaoeste@adpe.pt.