Projeto-Piloto “MOOVE Oeste Portugal” apresentado

A sessão serviu para se efetuar a apresentação oficial do primeiro veículo elétrico que, até ao início do verão, será disponibilizado a cada um dos 12 municípios da Região, onde também ficarão a funcionar estações de carregamento de energia.

O objetivo é que as estações e os veículos, que deverão ficar localizados em cada concelho junto ao terminal de transportes públicos, possam ser utilizados pelos cidadãos mediante reserva prévia.

Demonstrar o uso das energias renováveis e das tecnologias inteligentes nos transportes públicos em ambiente urbano, através do uso gratuito de um veículo 100% elétrico com abastecimento solar são os principais objetivos deste projeto, cujo investimento ronda os 150 mil euros, apoiado a 65% por fundos comunitários, o que engloba ainda a instalação de uma estação de carregamento de energia.

A Região Oeste foi escolhida, a nível europeu, pelo projeto internacional REPUTE (Empresa de Transportes Públicos Renováveis) para o desenvolvimento de um projeto-piloto, tido como único por articular os setores público e privado.

Os cidadãos podem fazer a reserva do veículo, para o utilizarem, e saber mais informações deste projeto, nomeadamente o mapa de estações de carregamento da Região através: www.mobilidadeoeste.pt.

O projecto-piloto "MOOVE Oeste Portugal"
Este piloto desenvolve-se no âmbito do projeto comunitário REPUTE - Renewable Energy in Public Transport Enterprise, sendo a Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, com o apoio técnico da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, responsáveis pela sua implementação.
O projeto REPUTE visa criar condições no Espaço Atlântico que incentivem a inovação por parte de empresas que promovam o uso de energias renováveis nos transportes públicos, e tem por base um trabalho desenvolvido anteriormente sobre energia nos transportes, e a interoperabilidade e intermodalidade das redes de transportes existentes, sendo financiado através do Programa Operacional de Cooperação Transnacional Espaço Atlântico 2007-2013.