Sociedade

Protocolo de Colaboração entre Município e Confraria para realocação do Centro de Saúde da Nazaré

O Município da Nazaré e a Confraria Nossa Senhora da Nazaré celebraram um Protocolo de Colaboração para a realização das obras de adaptação do edifício do hospital e da cave da creche, onde serão instaladas, durante 18 meses, as Unidades de Saúde Familiar (USF’s), atualmente a funcionar na zona dos Caixins.

No âmbito do protocolo, o Município disponibiliza 105.000,00€ à Confraria de N.S. Nazaré para a realização de uma empreitada, cuja duração prevista será de 30 dias, de acordo com o documento aprovado, em reunião de Câmara (28.09.2017).

A intervenção visa a adaptação de parte daquelas instalações às especificidades técnicas colocadas pela tutela (ARSLVT), e não irá inferir com o normal funcionamento das valências prestadas pela Confraria.

A deslocalização deve-se à necessidade de demolição do atual Centro de Saúde da Nazaré, e início de obras das novas instalações. Naquele local, nascerá uma Nova Unidade de Saúde, que acolherá as Unidades de Saúde Familiar (USF) Nazareth e USF Global, bem como os serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidade de Saúde Pública (USP).

Dar resposta aos requisitos atuais das infraestruturas físicas de prestação de cuidados de saúde primários, contribuindo para uma melhoria na qualidade da prestação de cuidados médicos, de enfermagem, atendimento dos utentes, e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde são alguns dos objetivos da Nova Unidade de Saúde, que substituirá as atuais, instaladas num pré-fabricado, datado dos anos 80.

O novo Centro de Saúde foi indicado pelo Município como um investimento prioritário para o concelho, e nesse sentido enquadrado no planeamento da saúde para a Região Centro, aprovado pela Comissão Europeia (referência REGIO/ DGA2.G.3/AMC/ga), e inscrito no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste. Tem a comparticipação de fundos europeus (candidatura aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro – 9/3/2017).