Quadro Médico do Pólo de Saúde de Valado dos Frades reforçado

A colocação de mais um médico no Posto de Saúde de Valado dos Frades, a funcionar com um profissional, deverá acontecer dentro de duas semanas.

Em comunicado, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste - Oeste (ACES Oeste-Norte) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT) asseguram que “dentro de 15 dias a situação deverá ficar resolvida com a atribuição de mais um médico ao Pólo de Valado dos Frades”, e que os utentes do Dr. João Matos, clínico que saiu, serão atendidos, naquele local, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 2ª 8h-11h e 17h-18h; 3ª 10h-12h e 17h-18h; 4ª14h-16h; 5ª 9h-11h; 6ª 16h-17h.

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, já mostrou o seu “regozijo pela atenção dada a este caso pela ARSLVT e ACES Oeste Norte, que dá resposta às necessidades dos utentes do Pólo de Saúde de Valado dos Frades”.

“É sinal que a luta encetada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia nesta matéria chegaram a bom porto”, declarou o autarca.

Dos contactos com a Responsável do ACES Oeste Norte, Dra. Ana Pisco, Walter Chicharro afirma que “foram visíveis os esforços na colocação de um médico no Valado dos Frades, visto que há 5 lugares em concurso para o ACES Oeste Norte”.

A Câmara Municipal, que apresentou a sua disponibilidade para ajudar à vinda do médico, assumindo algumas despesas na transferência, garante que “o fecho do Pólo Médico de Valado dos Frades nunca foi uma falado”.

“Este posto nunca fechará, essa é uma garantia deixada pela Dra. Ana Pisco, e os utentes serão sempre atendidos em Valado dos Frades, estando inclusive o ACES Oeste Norte disponível para pagar as horas extraordinárias necessárias no prazo definido na lei”.

Para o autarca a saúde é de importância primordial para a afirmação de um território. “Relembro a luta que venho desenvolvendo pelo novo Centro de Saúde da Nazaré, cuja obra poderá arrancar ainda este ano, se a Administração Central ajudar, e as desenvolvidas pelo posto médico de Famalicão”.

“Por isso não admito outro cenário que não seja a rápida colocação de um médico em Valado dos Frades”, cenário já foi confirmado pela ARLT e ACES Oeste Norte, que apontam para a colocação de mais um clínico naquele posto dentro de cerca de quinze dias.