Ambiente

Qualidade do ar no centro da praia da Nazaré é excelente

A qualidade do ar na zona norte da praia da Nazaré, uma das artérias mais movimentadas, especialmente durante o verão, é “muito boa”.

O Município realizou análises em julho, agosto e setembro, meses de maior fluxo de pessoas e de veículos em direção ao local, com a recolha de amostras durante uma semana em cada mês, e os resultados revelaram a “excelência”, com todos os parâmetros a ficarem abaixo dos valores recomendados por legislação.

Os testes consistiram na recolha de amostras para verificar os níveis de concentração de gases poluentes e o eventual desequilíbrio das propriedades do ar atmosférico, que pudessem estar a afetar a qualidade do ar respirado.

Os serviços de ambiente do Município realizaram, ainda, durante aquele período, o controlo da qualidade da areia e da água do mar, através de três colheitas efetuadas em semanas diferentes e de forte movimento turístico, tendo os resultados das análises feitas pelo Laboratório da Agência Portuguesa do Ambiente apontado para a “boa qualidade” da estância balnear.

As avaliações de qualidade ao ar, água e areia serão cada vez mais regulares no âmbito da Certificação da ISO 14001:2015.

Os resultados das análises realizadas neste período estão disponíveis em: http://praiaparatodos.cm-nazare.pt/