Ambiente

Recolha Solidária de Pilhas Usadas nos 12 Municípios do Oeste

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos está a ser assinalada com a campanha de recolha solidária de pilhas usadas, numa iniciativa da ERP Portugal e da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Até ao final do ano, as escolas e empresas que integram os 12 Municípios da OesteCIM (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) irão participar na recolha destes resíduos perigosos, assegurando o seu tratamento adequado e ajudando quem mais precisa, através da entrega de donativos a instituições de cariz social, já no início do próximo ano.

Por cada 500kg de pilhas usadas recolhidas nestes locais, a ERP Portugal e a OesteCIM doarão 250€ a instituições de cariz social de cada um dos Municípios envolvidos, perfazendo um total de 12 donativos, traduzidos em bens essenciais e obras sociais.

O valor do donativo a atribuir em cada um dos Municípios corresponderá ao somatório de pilhas recolhidas nas escolas e empresas respetivas e as 12 instituições alvo serão sorteadas no final da iniciativa.

As pilhas e baterias são resíduos perigosos porque têm na sua composição substâncias nocivas para o Ambiente e saúde humana, tais como metais pesados tóxicos e não-biodegradáveis – cádmio, lítio, níquel, mercúrio e chumbo.

O seu abandono indiscriminado pode conduzir à contaminação do solo, dos cursos de água, lençóis freáticos e ter efeitos adversos na fauna e flora. Em última análise, algumas destas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e chegar aos seres humanos.

Estes resíduos podem ser encaminhados através da rede Depositrão, da ERP Portugal, que já conta com mais de 2600 pontos onde é possível depositar seletivamente estas pilhas e acumuladores.